O que você está procurando?

    ,

    Orçamentos e Plano Plurianual - Audiências Públicas - Participação

    Atualizado em: 24/02/2021 09:49:00
    Órgão Responsável: SEP - Secretaria de Estado de Economia e Planejamento
    Site que viabiliza a participação dos cidadãos nas Audiências Públicas para elaboração dos Orçamentos Anuais e dos Planos Plurianuais.
    O Que é Orçamento Público?
    Instrumento utilizado pela administração pública para demonstrar, num determinado período, todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesa).
    O Art. 165 da Constituição Federal estabelece 3 instrumentos legais de planejamento:
    1) Plano Plurianual – PPA (§ 1º)
    É o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, organizando as ações do Governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.
    2) Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO (§ 2º)
    A LDO é elaborada anualmente. Tem como objetivo apontar as metas e prioridades da administração pública para o próximo ano, dispor sobre as alterações na legislação tributária e estabelecer a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
    Orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, a LDO é um elo entre esses dois documentos.
    3) Lei Orçamentária Anual – LOA (§ 5º)
    LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita) e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro.
    A LOA estabelece as dotações necessárias à realização de todas as despesas do Governo no exercício financeiro. Nela, constam os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das estatais, todos detalhados de forma a dar visibilidade a todas as despesas e receitas previstas para o ano, sejam elas oriundas do Governo do Estado ou de transferências externas (Governo Federal, operações de crédito, doações, etc.). Dessa forma, a LOA possibilita à sociedade e aos órgãos controladores maior transparência e controle dos gastos públicos.
    O que são Audiências Públicas?
    Forma de participação e controle popular da administração pública com a finalidade de informar, discutir, tirar dúvidas, ouvir opiniões e captar soluções para os problemas enfrentados pela população. O resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração do PPA e da LOA.
    Para participar basta ter cadastro no site, quando do período de participação das Audiências.
    O cidadão faz um cadastro, seja a partir de um formulário próprio no site, ou utilizando sua conta no Acesso Cidadão ou sua conta nas Redes Sociais (Facebook, Google e Microsoft), entra no site e registra sua participação, destacando os desafios que considera de maior relevância e inserido propostas para o seu enfrentamento.

    Hotsite Audiências Públicas


    O serviço é gratuito

    • Observação: N/A

    Esta informação foi útil para você?

    Você pode fazer uma manifestação de Ouvidoria

    Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Informação